terça-feira, 23 de outubro de 2012

As respostas de Rangel

Quando Rui Rangel propôs aos blogs benfiquistas que fizessem 3 perguntas ao candidato achei uma grande iniciativa e apressei-me a fazê-las.
Hoje chegaram as respostas.




1ª Qual será o papel do director desportivo, seja ele quem for no futebol do Benfica?

- Será um papel activo na definiçao da política desportiva do clube, nas áreas do futebol profissional e de formação. Uma das coisas que actualmente me faz mais confusão é que seja um antigo agente FIFA – Armando Jorge Carneiro – o director da Academia e a ter de responder a Domingos Soares Oliveira, na área da formação. Era para isto que Domingos Soares Oliveira queria José Veiga fora do clube? Não foi ele que disse, quando chegou ao Benfica que não queria interferir com o futebol, porque ele gostava mesmo era de jogar golfe? Então, como se dá a uma pessoa com um perfil destes uma responsabilidade destas? O director-desportivo vai recuperar a sua função de dirigente e não de rainha da Inglaterra. Sendo o Rui Costa, ele tem de sair da prateleira e a primeira medida vai ser mudar o seu gabinete nos actuais escritórios da SAD. O actual presidente da SAD não só esvaziou-o de poderes como, ainda por cima, desviou-o para um andar acima de toda a SAD. Um andar só para Rui Costa. Isto é deplorável e diz bem da forma como o presidente do Benfica usa as pessoas e depois atira-as fora.


2ª Como será feita a redução do número de jogadores vinculados ao Benfica?

- Inicialmente será feito pelo director-desportivo um diagnóstico de quais serão os jogadores emprestados com valor e potencial para regressar ao Benfica numa óptica de aproveitamento para a equipa principal. Não vou precipitar-me e correr o risco de rescindir contrato com jogadores que podem ter qualidade para serem integrados no plantel, mais tarde ou mais cedo. Em relação ao resto, tentaremos ver no mercado as melhores soluções para o Benfica e para os jogadores e, no limite, teremos a rescisão de contratos como possibilidade concreta de resolver este problema. Sabe, quando o senhor Vieira agita o fantasma de Vale e Azevedo seria útil que ele se lembrasse de como foi custoso o seu primeiro mandato, quando o seu antigo director-desportivo, António Simões fez um trabalho exemplar de correcção dos exageros cometidos por Vale e Azevedo, em relação ao número de jogadores sob contrato. O problema é que, nove anos depois deste trabalho, nesta área dos jogadores sob contrato, estamos muito pior do que a situação que a direcção de Manuel Vilarinho veio encontrar. E isto é que devia interessar aos benfiquistas e saber porque é que, durante os primeiros dois anos de Luís Filipe Vieira no Benfica, como gestor do Benfica, qual foi o interesse superior que o mandatou para ir contratar onze jogadores ao Alverca. Eu repito, onze jogadores ao Alverca, curiosamente o clube que o senhor Vieira deixou falido. Será que isto não interessa aos benfiquistas?


3ª Será possível uma mudança de estatutos que obrigasse o uso da cor branca como predominante no equipamento alternativo?

- Nâo creio que seja necessária uma mudança de estatutos, basta uma mudança de direcção. Basta que o Benfica seja dirigido por pessoas que sabem o que é o Benfica, quais são os seus valores e sobretudo conheça a sua história. Não estou contra o marketing, mas já me oporei a todas as tentativas do marketing descaracterizar o Benfica e os seus valores. O equipamento alternativo do Benfica sempre foi e será, comigo, o branco. Pelo menos, o alternativo principal.




Fiquei satisfeito com as respostas, li o que queria ler e isso só me dá mais certezas que Rui Rangel é a melhor escolha para servir o Benfica!

Podem consultar estas respostas e as respostas a outros blogs no link seguinte https://www.facebook.com/RuiRangelBenficaAosBenfiquistas/posts/528132613867515

Sem comentários:

Enviar um comentário