terça-feira, 1 de outubro de 2013

Isto ainda só vai na 6ª Jornada.

Aqui fica um resumo do que foram estas 6 jornadas.


Jornada 1
O Benfica perde na Madeira 2-1, jogo muito mau em que a defesa do Benfica compromete várias vezes. No fim do jogo lance duvidoso dentro de área. Lima parece tocado pelo defesa do Marítimo, o árbitro nada assinala. Benfica não soma qualquer ponto. Nada de escandaloso a apontar, a jogada de Lima é dificíl de descortinar mesmo nas imagens de TV. Resultado correcto.

Porto faz também um jogo algo apagado em Setúbal, ganha 1-3. Dois lances com a mesma dúvida, ultrapassou ou não a linha de golo. O lance de possível golo é difícil de avaliar, mas não parece golo. Já o lance favorável ao Setúbal parece golo, mas é também muito difícil de afirmar se foi golo ou não. O árbitro não valida nenhum dos possíveis golos, nada a apontar. Penalty marcado a favor do Porto, decisão correcta. Josué concretiza e tenta levar a bola logo para o centro do campo mas o guarda-redes do Setúbal impede-o. Josué dá um suave pontapé a Kieszek, Kieszek responde com uma cabeçada, também ela suave mas que o treinador do Porto diz que deixou marcas. Kieszek é bem expulso, Josué também poderia ser mas admito que fosse exagerado. O Porto soma 3 pontos. Vitória justa.

O Sporting ganha 5-1 ao Arouca, nada a apontar neste jogo.


Jornada 2
Benfica ganha 2-1 ao Gil Vicente. Vitória suada mas resultado justo. Benfica soma 3 pontos.

Porto ganha 3-0 ao Marítimo. Vitória fácil e justa. Porto soma 3 pontos.

Sporting ganha 0-4 à Académica. Vitória fácil do Sporting. Mais 3 pontos.


Jornada 3
Sporting e Benfica empatam, 1-1. 1ª parte foi do Sporting, 2ª do Benfica. Primeiro golo do Sporting é precedido de fora de jogo, Montero quando tabela com André Martins está adiantado em relação à defesa do Benfica.
Penalty não assinalado a favor do Benfica. Maurício amarra Cardozo dentro da área impedindo-o de atacar a bola. Sporting soma injustamente 1 ponto e Benfica vê-se privado de mais 2.

O Porto ganha 0-1 ao Paços de Ferreira. Um jogo menos conseguido pela equipa de Paulo Fonseca. No lance do golo Jackson empurra o defesa do Paços, Gregory. Golo ilegal. FC Porto soma mais 2 pontos do que devia.


Jornada 4
Benfica ganha 3-1 ao Paços de Ferreira. Jogo com qualidade q.b. da equipa do Benfica. Sem lances polémicos a apontar. 3 pontos somados.

Porto ganha 2-0 ao Gil Vicente. Tal como o Benfica o Porto a fazer um jogo normal. Também sem lances a apontar. 3 pontos.

Sporting ganha 0-2 ao Olhanense. Jogo difícil da equipa do Sporting. Primeiro golo do Sporting é em fora de jogo. A vitória é justa. 3 pontos.


Jornada 5
Benfica ganha 0-1 em Guimarães. Jogo muito difícil. Entrada dura de Maazou sobre Luisão, para amarelo alaranjado, árbitro não admoesta o jogador vitoriano. Dois foras de jogo mal tirados a Enzo Perez, pelo menos num ficaria completamente isolado à frente de Douglas. Expulsão perdoada a Siqueira por acumulação de amarelos, não por faltas graves mas pela sucessão de faltas. Expulsão justa de Addy por acumulação de amarelos. Penalty por assinalar por falta de Paulo Oliveira sobre Lima. Vitória justa do Benfica. 3 pontos.

O Porto empata 2-2 com o Estoril. Jogo difícil contra a equipa que melhor joga neste campeonato. Aos 10 minutos fica por expulsar Otamendi, Luís Leal é travado em falta quando tinha tudo para ficar isolado. Minuto 33, penalty mal assinalado contra o Porto. Otamendi toca a bola com a mão, mas o lance ocorre fora de área, para além disso o lance deveria estar já anulado visto que o passe cortado por Otamendi era dirigido a Sebá que se encontrava em fora de jogo. Ao minuto 80 golo do empate do Estoril, lance duvidoso. A imagem televisiva não tira dúvidas nenhumas, Mangala que é o jogador que pode estar a colocar Luís Leal em jogo não aparece no plano. Com as imagens existentes o golo é irregular. Porto soma 1 ponto, objectivamente, deveria somar mais 2.

Sporting empata 1-1 com o Rio Ave. Mau jogo da equipa de Alvalade. Penalty por assinalar a favor do Sporting por mão de Marcelo dentro da área. Embora sendo subjectivo pode-se considerar que o Sporting viu serem-lhe subtraídos 2 pontos. Resultado injusto.


Jornada 6
Benfica empata 1-1 com o Belenenses. Um dos piores jogos do Benfica na era Jorge Jesus. O golo do empate do Belenenses é ilegal, Fredy, embora não seja o finalizador encontra-se em fora de jogo posicional, obstrui o campo de visão de Artur e tenta disputar a bola, fora de jogo claro. Penalty por assinalar a favor do Benfica por falta de João Afonso sobre Cardozo. Benfica soma 1 ponto quando deveria somar os 3.

Porto vence Vitória de Guimarães 1-0. Bons 30 minutos dos portistas e mau futebol até ao final do jogo. Penalty mal assinalado a favor do Porto. Quintero atira-se para cima de Luís Rocha, não existe qualquer falta. Porto soma 3 pontos, deveria ter somado apenas 1.

Sporting vence Braga por 1-2. Jogo equilibrado até à expulsão de Aderlan Santos, Sporting dono e senhor do jogo até ao final do jogo. A expulsão do jogador do Braga é correctíssima. 3 pontos somados justamente.


Não me surpreende o rumo que este campeonato está a levar, toda a gente conhece os meandros do futebol português.

Ainda por cima existe uma falta de coerência enorme. Paulo Fonseca indigna-se quando é prejudicado, quando é beneficiado foge do assunto, foge sem nenhuma classe. Fala de pressões da parte do Jesus.
Bruno de Carvalho fala também das pressões de Jesus, estranho é que quando antes do dérbi Leonardo Jardim veio falar dos bloqueios do Benfica e dos lançamentos irregulares não ter considerado isto uma forma de pressão.


A verdade é, nenhum dos grandes está a jogar um futebol fantástico, a diferença é que um é ajudado e os outros dois são prejudicados.

GANHEM VERGONHA!



Sem comentários:

Enviar um comentário