Desde 2008 que Portugal conhece Manuel Neuer. Aqueles oitavos de final frente ao Porto, quando ainda jogava no Schalke, serão para sempre míticos. Neuer defendeu tudo durante o jogo e ainda defendeu dois penaltis, levando o Schalke à fase seguinte. Augurava-se um grande futuro.
O grande futuro confirmou-se e a ida para o Bayern tornou Neuer num dos melhores guarda redes da actualidade.
Neuer para mim é um
keeper muito na linha do Schmeichel, mas com um jogo de pés e uma leitura de jogo capazes de fazer inveja a muitos criativos. Com Heynckes o jogo de pés de Neuer era muito importante, devido à pressão alta da equipa do Bayern. Com Guardiola é ainda mais importante. Sendo o Bayern a equipa do tiki taka, o meio campo retem a bola enquanto os laterais dão profundidade, essa profundidade, causa alguns desequilíbrios mas Neuer com a sua visão de jogo e com o modelo de Guardiola é mais um.
Se antigamente eram utilizados líberos é porque alguma utilidade tinham, no futebol actual, pelo menos para já, não faz sentido, faz todo o sentido ter um guarda redes que faça esse papel, que retire pressão na hora de construção e que seja parte do momento defensivo.
 |
Neuer : Alemanha x Argélia - 30 de Junho de 2014 |
Os guarda redes não têm de criar raizes na área.