quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Volta rápido Bernardo.



A notícia da venda do Bernardo era algo que estava à espera de ver confirmado desde o verão. Quando foram anunciados os empréstimos, principalmente o do Bernardo e do Cancelo, achei que era para eles ficarem pelo Mónaco e por Valência. Quando Vieira disse "há para lá umas cláusulas" só os mais vieiristas é que ainda tinham esperança no regresso.

Vieira disse isto sobre os regressos de Bernardo, Cancelo e Cavaleiro, na habitual entrevista à Bola, dia 2 de Janeiro.


Vieira é mentiroso, ou existe uma clausula e ele não pode garantir o regresso, ou não existe e o que de anormal aconteceu foi o rei dos pneus vender um dos mais promissores, e mais querido dos adeptos, jogadores que se formaram no Seixal.

Esta saída indignou-me muito, deixou-me ainda mais anti-vierista, aliás, pró Benfica.
O Bernardo é muito Benfica, ainda mais para os adeptos mais jovens. Tem praticamente a minha idade, e é um adepto como eu, que tem a felicidade de ter um talento enorme!
A onda de mensagens de indignação contra esta venda e a onda de mensagens de apoio ao Bernardo é um sinal positivo, talvez haja mais gente a abrir os olhos.

Espero que regresses Bernardo, tens os adeptos à tua espera. No entanto agora que vais mostrar o teu futebol noutras paragens, que tenhas toda a sorte do Mundo!!

#VieiraNãoVales1Bife

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Colectivamente primeiros!



Fim da primeira volta. Primeiro classificado da Liga, 6 pontos de avanço sobre o segundo, 10 sobre o terceiro. 15 vitórias, 1 empate, uma derrota. 41 golos marcados, 7 sofridos. 12 jogos sem sofrer golos, 7 deles consecutivos. Apenas 2 golos sofridos em casa. São estas as estatísticas do Benfica no campeonato.

Podem dizer, o futebol não são só estatísticas. É verdade, mas sem qualidade e competência não existem estatísticas desta qualidade.

Os méritos estão divididos por todos mas, parece-me justo, relevar o papel de Jorge Jesus.
O plantel da época passada já não existe, durante esta época nem o plantel deste ano parecia existir, muitas lesões, muitos contratempos e o Benfica continuava a ganhar.

A ideia de jogo do Benfica está implementada, o modelo de jogo é conhecido e, esta época, face às dificuldades, não houve problema em abdicar de alguma nota artística e apostar no pragmatismo. Jorge Jesus abdicou um pouco do futebol total que tanto adora, é um enorme treinador e sabe o que tem que fazer, também ele está mais maduro.

Depois existem os méritos dos jogadores. Vamos a isso, um a um.

Júlio César - Veterano, sem o fulgor de outros tempos mas um guarda-redes excelente. Veterania traz maturidade e tranquilidade, tudo aquilo que o Benfica precisa esta época, não dava para aguentar mais o Artur. Para mim Júlio César não é Oblak, preferia ter o esloveno, mas estamos mais que bem servidos.

Maxi - Parece estar cada vez melhor, aos 30 anos é melhor jogador do que alguma vez foi, inteligência táctica, mais técnica, qualidade nas assistências, golos. Renovação já!!!

Luisão - Não é o mesmo do ano passado, o parceiro é outro, mas é fulcral para o processo defensivo super eficaz do Benfica. Não gosto nem nunca gostei dele como capitão, como profissional de futebol tenho pouco a apontar.

Jardel - Não gosto, mas tem estado "certinho". Tem velocidade e bom jogo aéreo (defensivo porque na parte ofensiva nem percebo porque sobe à área contrária, para ele marcar um golo, um santo tem de cair do altar). Precisava de saber sair a jogar com bola, percebo a titularidade por estar mais dentro do processo.

César - Tem muita qualidade, qualidade para ser jogador de top penso. Fez algumas coisas à Edcarlos, fez outras de grande craque. Tem futuro.

Lisandro - Adoro o Lisandro e não percebo a pouca utilização, boa saída a jogar, bom jogo aéreo. Merece mais oportunidades.

Eliseu - Nunca gostei do Eliseu como lateral, a verdade é que me surpreendeu. É competente a defender, não mais que isso, tem grande qualidade a atacar. Adoro gajo que mandem bujas de fora da área!!

Almeida - Competência. Na esquerda, na direita, no meio campo, o Almeidinha não compromete, é uma espécie de Amorim, com menos pézinhos mas com melhores joelhos. Jogo posicional fantástico, faz aquilo que sabe e faz bem. Almeida vitalício no plantel

Samaris - Para mim é um craque, que a jogar fora da posição está a fazer um grande trabalho. No ínicio fazia demasiadas faltas e perdia bolas em lugares proibidos, está a melhorar e cada vez mais dentro do processo.

Cristante - Quando vendemos o André Gomes por 15 milhões e compramos o Cristante achei que ficávamos a ganhar, e continuo a achar. André Gomes é um craque, para mim Cristante será melhor, adoro o italiano, tem de crescer mas tem tudo para ter um enorme futuro. Passes longos excelentes.

Pizzi - Grande visão de jogo, qualidade técnica e táctica. Grande adaptação de Jesus. Será muito útil durante a época.

Talisca - O fenómeno, ainda não sei bem onde joga o Talisca. Para mim é um 10, que tem jogado a 9,5 e a 8. Outro que tem enorme futuro, grande condução de bola, remates soberbos!

Gaitán - Melhor jogador da Liga Portuguesa, puro génio, enorme craque!

Salvio - Teve jogos em modo Capel mas é uma força da Natureza, muitos golos, assistencias, intensidade, nem as lesões o param. Peça fundamental.

Ola John - Não percebo os assobios! Irritam-me profundamente! Adoro o Ola John, velocidade e inteligência, não é fácil juntar, perde-se algumas vezes em dribles admito, é absolutamente imprescindível!

Sulejmani - Adoro o Suki, espero que não saia. Muito inteligente e com experiência. Ninguém faz cruzamentos como ele. Que recupere a forma física! Excelente "reforço"!

Lima - Esforçado e trabalhador, duas características que têm sido importantes, já não tem a velocidade que tinha e está menos matador, não sou super fã mas admito que tem sido importante.

Jonas - Classe, classe, classe, classe. Jonas pode não estar no nível de Saviola e Aimar mas é um daqueles super jogadores que são uma enorme mais valia. Não são só golos, são assistências e muito trabalho mais recuado. Craque.

Derley - Muita vontade, menos talento. Gosto do Derley, segura bem as bolas e não desiste. Joga para o colectivo, jogador bastante útil.


Rui Fonte e Gonçalo Guedes - Adorei a subida do Rui Fonte, merece mais o lugar que o Nélson, é mais humilde e tem grande qualidade, muito forte mentalmente, está a tempo para fazer uma grande carreira! GG tem tudo para ser jogador de top mundial, é só ter oportunidade. 17 aninhos e muito futebol!

Fejsa e Rubén, voltem rápido!


RUMO AO 34!!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Eterno King!

Um ano de saudade, que será eterna!

Todas homenagens são poucas!




TU ÉS O NOSSO REI, EUSÉBIO!
TU ÉS O NOSSO REI, EUSÉBIO!
TU ÉS O NOSSO REI, EUSÉBIO!
DESCANSA ETERNAMENTE!!