terça-feira, 16 de setembro de 2014

O campeonato "começa agora"!



Época preparada em cima do joelho, vendas descabidas, plantel indefinido até ao fecho do mercado, lacunas em duas posições do plantel. Estes foram os últimos meses do Benfica.

Finalmente sabemos o que se pode esperar e a época pode ser verdadeiramente preparada pelo Jesus.

O plantel não é perfeito, nem nada perto disso, mas também não foi o descalabro para que estava a caminhar. Acho que é da opinião geral que falta um grande ponta de lança. Na minha opinião falta também um central para suprir a saída do Garay.

Mas vamos a uma análise mais detalhada.

Na baliza, e depois dos últimos acontecimentos, é claro que Julio César tem de ser o titular. Já não é o guarda-redes que era em 2010, não é um Oblak, também tem os seus falhanços, mas quanto a mim não tenho dúvida que é o melhor guarda redes do campeonato. Qualidade assegurada na posição.

Lateral direita, entregue como sempre a Maxi Pereira. Quando está em forma é um gosto ver o Maxi a jogar, quando está mal pelo menos dá sempre tudo. Temos ainda o Almeidinha que é um jogador muito importante para o plantel e quando voltar de lesão ainda temos o Sílvio. Qualidade assegurada na posição.

Centrais, Luisão e Jardel parecem ser a dupla eleita por Jorge Jesus. Nunca fui fã de Luisão como jogador, e ainda menos como capitão, a época anterior foi soberba, é preciso dar valor a isso e esperar que esta seja do mesmo nível. Jardel é curto, é importante ter jogadores como o Jardel no plantel, é rápido e tem a noção das suas limitações, só que essas limitações não o deviam deixar ser titular do Benfica. Gostava de ver o Lisandro, acho que está ali um grande central. O César penso que terá um bom futuro mas por agora é para jogar nas taças.

Lateral esquerda, Eliseu é a grande surpresa desta época. Nunca gostei do gajo como lateral mas está a surpreender, ainda está algo pesado mas nota-se que é inteligente que sabe posicionar-se e que é muito inteligente no ataque. O que eu mais gosto do Eliseu é ter um tiro do caralho, a falta que faz a meia distância a uma equipa, e o Benfica não tinha isso desde Carlos Martins (tinhamos Cardozo mas é diferente). Benito é um bom jogador e que pode também crescer muito. Enorme capacidade física e qualidade no cruzamento. Ainda há Sílvio e em condições extremas o André Almeida. Uma época com a lateral esquerda bem resolvida. Sabe tão bem!

O meio campo está um luxo, Enzo, Cristante, Samaris, Almeidinha (este gajo dá para tudo) e em Janeiro já teremos o Fejsa. Segundo o JJ ainda temos o Pizzi, o Talisca parece que já conta para o ataque e o Rubén Amorim este época é para recuperar.

Nos extremos temos a qualidade do costume. Gaitán é um génio, o jogador mais talentoso do campeonato, Salvio (se começar a dicidir melhor) é brutal, qualidade no 1x1 e potência garantida durante 90 minutos. O banco também tem soluções, Ola John não minha opinião é um craque, fala-se que tem pouca intensidade, já eu digo que é inteligente, sabe pausar o jogo, sabe passar, sabe todos os timmings, tem tudo para explodir. Bebé na opinião do JJ é para as alas, acho que tem mais perfil para avançado mas o catedrático é que sabe. Pizzi tem também qualidade, mas quando a equipa começar a rodar mais é que se vai perceber tudo melhor. Não sei o que se passa com o Sulejmani, é um dos meus jogadores preferidos do plantel, cruzamentos perfeitos e inteligência a jogar.

Na frente estamos mais enfraquecidos mas a chegada do Jonas já deixa tudo mais composto. Lima está na fase de falhar muito, mas é sempre um jogador fiável, Talisca está a ser bem trabalhado pelo JJ, vê-se que tem qualidade, na minha opinião devia jogar mais atrás mas lá está, o catedrático é que sabe. O Derley pode vir a ser uma espécie de Lima mas para já é curto. O Nélson se tiver cabeça pode dar muito mais, mas não sei qual a vontade dele, de qualquer maneira antes ele que um Funes Mori qualquer. O Jara, acho que é escusado falar do Jara.


Na equipa B temos também jogadores que podem dar garantias se for necessário subir à equipa principal. Lindelof é um faz tudo, central, lateral ou médio defensivo, este puto garante estabilidade. João Teixeira, é impressionante o futebol deste gajo, devia ter mais oportunidades na equipa A. Hélder Costa é melhor que o Cavaleiro, e se o segundo já foi aposta o Hélder pode seguir o mesmo caminho. Gonçalo Guedes é fantástico, 17 anos e já muito futebol, jogador que sendo trabalhado pelo JJ pode chegar a um nível onde poucos chegam. Rui Fonte é goleador, sempre gostei muito dele, já há muitos anos, acho que é mais jogador que o Nélson Oliveira e acima disso, acho que mostra mais vontade.

Época mal preparada e plantel fechado tarde e a más horas. Temos qualidade? Sem dúvida.

Atacar em força o bi-campeonato!!!