quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Parabéns Pitbull


Parabéns a um dos maiores! Grande figura da última década, grande figura da história do Benfica.




PS: Se algum dos nossos craques quiser marcar um golo daqueles ao PSG está à vontade.

domingo, 22 de setembro de 2013

Para logo ...


CARREGA BENFICA!!

sábado, 21 de setembro de 2013

Ronaldo de Manchester apareceu na Turquia.


O Ronaldo que eu adorava em Manchester voltou por uns momentos. Que golo fantástico!

domingo, 15 de setembro de 2013

Benfica VS Gajos treinados pelo Costinha

Parece que finalmente o Benfica decidiu jogar à bola, ontem já foi um cheirinho daquilo que pode ser a nossa equipa ao longo da época.
A melhoria da equipa deve-se à melhoria talvez do jogador mais importante do 11, Enzo Perez. 
Enzo pode não ser o melhor mas para mim é o mais importante, o Benfica é outro quando ele está bem. Joga bem na esquerda, na direita e no meio, tem raça e classe, é um jogador à Benfica! A braçadeira é outro que a leva mas para mim, no meu Benfica, Enzo é o capitão. A dedicatória do golo ao Salvio é algo muito nobre! É uma atitude à Benfica!



É realmente fodido!


Quanto ao jogo não há nada a apontar quanto ao vencedor, entrámos bem, com vontade de vencer e fez-nos bem chegar cedo ao golo.
O segundo golo é de antologia, nem os livres do Camacho saíam tão bem, que golaço!
O terceirro é também um grande golo, Enzo tem de ser sempre o marcador de cantos, as bolas saem com olhinhos!

O Bébé ainda tentou assustar mas tem os olhos mais enfiados na bola que o Capel!


Outros destaques:
A estreia do Siqueira, vê-se que temos finalmente um defesa esquerdo. Aquela jogada com o Lima em que faz dois passes de calcanhar é de classe!

Fejsa. Que grande jogo que este gajo fez, é bom a desarmar, conduz razoavelmente a bola e tem bom passe, parece-me um Javi com melhores pés. Vai dar muito jeito ao longo da época.

Como é que é possível sofrermos um golo tão patético?

Porque é que anda tudo a lesionar-se? Ah foi só o Amorim, no joelho. O quê?? O Amorim ainda tem joelhos??



PS: O Oblak não foi convocado para a equipa B. Será que se estreia na terça?
PS2: O Funes Mori está a jogar pela equipa B, aos 11 minutos de jogo o Calado já dizia que a jogar assim ia ser muitas vezes chamado à equipa A. 
PS3: O Cancelo, o Cavaleiro e o Bernardo jogam tanto!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Os 8 são os novos 10

Desde sempre que tenho um fascínio enorme pela posição de médio ofensivo. Os chamados número 10, os jogadores que entram em campo com os 90 minutos já pensados, os homens dos passes fantásticos, no fundo as pedras de toque das equipas.

Zidane, Rui Costa, Ronaldinho, foram três dos jogadores mais fascinantes que pude ver a actuar nesta mítica posição que se tem vindo a perder no futebol actual. Mas muitos mais merecem destaque: Nedved, Seedorf, Ballack, Mostovoi, De la Peña, Juninho, Valeron, Smicer,  etc etc etc.

Ainda temos alguns sobreviventes, Ozil, Mata, Kaká, David Silva, Sneijder, Pastore, Gourcuff entre outros mas já não é como antigamente, já não são "tão puros". Talvez Ozil seja o que mais se aproxima, até por ser o melhor da actualidade.

No futebol actual tenho outra posição que me fascina, a de número 8, os médios centro. Jogadores com técnica apurada e grande capacidade de trabalho, que jogam mais ofensivamente ou defensivamente consoante o jogo. Capazes de fazer fintas fantásticas e remates espectaculares e logo a seguir fazerem recuperações de bola, quais trincos.

São muitos os que poderia escolher mas existem 3 que têm um futebol verdadeiramente apaixonante:

Luka Modrić


Não é apenas o meu médio centro favorito, é um dos meus jogadores favoritos. Modric é classe, visão de jogo, drible, técnica de passe e de remate, custou a encaixar no Real Madrid mas depois de adaptado foi só disfrutar do futebol do croata. Para mim era o melhor jogador da Premier League, veio para Espanha ser um dos melhores, faz hoje 27 anos, ainda tem muito para mostrar. Este ano com a saída de Ozil, Modric terá um papel ainda mais preponderante, isso é muito bom, Modric quando pega nas rédeas da equipa toda ela melhora o futebol, é um predestinado. Que espalhe magia nos relvados durante muitos anos mais!





İlkay Gündoğan


Podem falar em Lewandowski, Gotze, Reus, Hummels mas a pedra chave da grande equipa do Borussia nos últimos anos foi Gündoğan. Qualidade de passe como poucos, muito poucos, tecnicamente evoluído e com capacidade enorme de progredir em posse o alemão é um dos meus jogadores fetiche, apenas com 22 anos é o patrão da equipa mais entusiasmante nos últimos 3 anos. É soberbo e tem uma margem de progressão enorme, que não tenha pressa de sair do Dortmund, é uma equipa que irá crescer muito caso Klopp não saia a breve prazo.




Thiago Alcântara



O maior talento formado em La Masia depois de Messi. Thiago Alcântara tem uma recepção de bola ao nível dos deuses do futebol. Ainda não mostrou todas as suas potencialidades porque no ano em que tinha tudo para se afirmar o Barcelona contratou Fàbregas, que tem outro, outro estatuto, outra experiência mas, na minha opinião muito menos qualidade e talento que o hispano-brasileiro. Guardiola abriu os olhos e foi buscá-lo para Munique, tem concorrência forte mas acredito que possa dar muito, está num futebol bem organizado, que privilegia o talento. Se tudo correr pelo normal Thiago será um indiscutível da selecção espanhola a breve prazo.



Não falo de Iniesta porque o considero um misto de 8 e 10, Iniesta é simplesmente impossível de classificar. Tal como Iniesta também Pirlo fica numa categoria indeterminada, joga na posição de génio, pode ser?

Muitos outros ficaram por falar, Wilshere, Ramires, Yaya Touré, Joe Allen, Tino Costa, De Marcos, Kim Källström, etc, etc. Todos jogadores que adoro ver jogar e que me fazem não ter tanta pena da falta de números 10 no futebol mundial.

Parece fácil

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Não se joga um caralho!

Depois de ver o golo do Markovic uma dezena de vezes está na altura de falar sobre o dérbi.


O Sporting entrou melhor, até porque entrou com o seu melhor 11 ao contrário do Benfica, estava a pressionar muito o Benfica, e chegou cedo ao golo, é uma grande jogada do André Martins e do Montero, apesar de Montero estar em fora de jogo e o Luisão estar a dormir na área. A primeira parte continuou a ser do Sporting, o Benfica mostrava falta de entrosamento e falta de ritmo. Não bastasse isso ainda as lesões do Enzo e do Salvio que provocaram algumas paragens no jogo e alguns minutos a jogar com menos 1 jogador.

Este gajo a lateral não dá com nada!

A segunda parte foi diferente, logo no início e também por lesão o JJ teve de trocar o Nico pelo Cardozo e o Benfica começou a aparecer. Rodrigo passou para a esquerdo,continuou a ser uma nulidade, e no meio estavam Lima e Cardozo, a defesa do Sporting tremeu, com Cardozo em campo o Maurício e o Rojo ficaram mais fixos e deram mais espaço ao génio que é Markovic, que depois de uma grande jogada não consegue marcar ao Patrício, Rodrigo na recarga continuou uma nulidade. Markovic estava a causar problemas e Leonardo Jardim não os soube resolver. A entrada do Eric Dier veio estragar a dinâmica do meio campo do Sporting. Jardim mexeu em 3 peças ao mesmo tempo e o Sporting aluiu, Markovic aproveitou para passar sem dó nem piedade por uma defesa meio atarantada, o remate por baixo das pernas do Patrício foi a cereja em cima do bolo.
Depois do golo o Benfica teve mais 10 minutos de domínio, até à entrada de Capel que aproveitou a falta de jeito do Cortez para criar jogadas de perigo. Quase no fim do jogo um lance onde o que sobressai é a ternura de Maurício que deu um caloroso abraço ao Cardozo, pena ter sido dentro da área, com o árbitro a mandar seguir.




O que fica do jogo é que um Super Sporting que já é tido como um candidato ao título porque goleou o poderoso Arouca e a poderosa Académica, não conseguiu ganhar a um Benfica debilitado, sem líder, com o balneário partido, com um elemento destabilizador como Cardozo, uma equipa sem laterais de qualidade et etc. A verdade é que o Benfica sem jogar bem criou mais oportunidades de golo que o Sporting que apenas chegou ao golo num lance ilegal. Fica também o futebol de 3 jogadores de grande qualidade. Do lado do Benfica é óbvio, Lazar Markovic é um dos jogadores sub 20 mais talentosos do mundo, só Jesus é que ainda não percebeu que tem de ser titular indiscutível. Do lado do Sporting, um seis como eu já não via à muito tempo, pode não ter muito raio de acção nem ser um prodígio em termos de técnica mas William Carvalho é um jogador excelente, mas para o Paulo Bento não tão excelente como o Custódio. Montero é de uma classe extrema, boa movimentação, bom toque de bola, qualidade na finalização, etc etc. A pergunta é: como é que só agora chegou à Europa?


Já no jogo daquela equipa genial que é o Porto, com um treinador absolutamente soberbo e com um futebol de fazer inveja às melhores equipas do Mundo ganhou 1-0 ao Paços de Ferreira, treinada por Costinha e Maniche e por aquele gajo que tem curso de treinador e aparece nas fichas de jogo e nas flashs, equipa essa considerada excelente pelo Paulo Fonseca, apesar de não ter ganho nenhum jogo oficial. Deve ser mesmo excelente até porque o Porto só conseguiu chegar ao golo, and now for something completely different, de forma irregular.



"Jackson Martinez aqui quase que é surpreendido até pela presença da bola".
Já eu não me surpreendo nada com golos do Porto ilegais e adversários submissos.

Viva o futebol tuga!